O deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) solicitou, ao Governo da Bahia, celeridade e urgência nas licitações das obras de melhorias nas estradas que compõem a chamada Via do Petróleo, na Região Metropolitana de Salvador (RMS): as BAs 522, 523, 512 e 531. Por meio de indicação exarada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e endereçada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o parlamentar relata que, “infelizmente, o abandono das rodovias salta aos olhos”.
Segundo o legislador, as rodovias “são objeto de cobrança constante da população local e, atualmente, estão cravadas de buracos e, por óbvio, necessitam de atenção imediata do Poder Executivo estadual. Algumas das vias citadas já estão em processo de licitação, portanto, dar respostas ao povo é muito importante”. Apesar de reconhecer as dificuldades de investimento por conta da pandemia da Covid-19, Isidório Filho ressalta que são pleitos antigos, alguns inclusive encaminhados pelo seu pai, hoje deputado federal Pastor Sargento Isidório, quando era deputado estadual.
Em sua justificação, ele ratifica a importância das cidades cortadas pelas BAs para a economia da Bahia, citando São Francisco do Conde como a maior renda per capita do Brasil e o polo petroquímico da RMS, que “entrega muitos recursos via impostos, por ser o maior PIB do Norte-Nordeste brasileiro”. O parlamentar então conclui que “ter estradas completamente esburacadas, em alguns casos beirando a inacessibilidade viária, torna-se um contrassenso sob qualquer ângulo de análise”.