Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Hassan (PP) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a ampliação do sistema de videomonitoramento no município de Jequié, localizado na Região Sudoeste. Ao justificar a medida, o parlamentar observou que “a implementação e expansão de sistemas de videomonitoramento têm se mostrado ações eficazes em diversas regiões do Brasil para a prevenção e combate à criminalidade, colaborando com as forças de segurança locais na identificação e respostas rápidas às atividades suspeitas”.
O deputado também defendeu uma parceria entre o Governo do Estado e o município de Jequié, que atualmente conta com o Conselho Municipal de Segurança Pública, com o objetivo de ampliar as ações conjuntas “e promover uma mudança positiva na realidade local”. Segundo ele, a gestão municipal tem feito sua parte, com a ampliação de escolas em tempo integral e investimentos em unidades escolares requalificadas, contribuindo para a formação dos jovens e “evitando assim que sejam cooptados pelo crime organizado”.
“A integração entre o poder público local e as forças de segurança potencializa os esforços, fornecendo um planejamento mais eficaz e adequado às necessidades específicas da comunidade, garantindo o uso inteligente dos recursos disponíveis e respaldando a colocação estratégica de câmeras de monitoramento, a fim de otimizar a vigilância, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade”, avaliou o autor da indicação
Para Hassan, “com câmeras estrategicamente posicionadas, é possível não apenas coibir a ação de criminosos, que tendem a evitar áreas monitoradas, mas também auxiliar na elucidação de crimes e promover a sensação de segurança para os moradores e visitantes”. Ele argumentou ainda que o impacto positivo de tal sistema é ampliado quando se considera sua capacidade de atuação preventiva, “permitindo que as autoridades atuem antes que os delitos sejam cometidos”. Além disso, acrescentou Hassan, a melhoria na segurança pública pode também resultar em benefícios econômicos, “tendo em vista que impacta o desenvolvimento do comércio e do turismo local”.