quinta-feira 4 de julho de 2024
Home / POLÍTICA / Deputado Paulo Câmara debate na AL-BA situação da agropecuária baiana
sexta-feira 14 de junho de 2019 às 07:43h

Deputado Paulo Câmara debate na AL-BA situação da agropecuária baiana

POLÍTICA


A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa (ALBA) realizou, nesta última quinta-feira (13), uma audiência pública com o tema “Defesa Agropecuária do Estado da Bahia”, proposta pelo deputado Paulo Câmara (PSDB).

Durante a reunião, produtores, servidores públicos, fiscais e dirigentes de associações ligadas à agricultura e ao agronegócio falaram sobre a atual situação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), uma autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura e Irrigação (Seagri) criada em 18 de janeiro de 1999.

Membro titular do colegiado de Agricultura, Câmara fala que “não entende como um órgão tão importante para nosso Estado está sendo desmantelado”. O parlamentar destaca que o agronegócio continua crescendo de maneira exponencial, correspondendo a mais de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano, mas – segundo o deputado – “não vem recebendo a devida atenção do Governo do Estado”.

O tucano prometeu levar todas as reclamações e reivindicações das categorias e entidades para o conhecimento dos outros integrantes da comissão na reunião da próxima semana. Paulo Câmara defende uma mobilização suprapartidária dos parlamentares estaduais e federais “para fortalecer o setor, que considera essencial para a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável do agronegócio na Bahia”.

Depois de elogiar o proponente da sessão por iniciar essa discussão tão necessária, Rui Dias, diretor da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), “lamentou as condições precárias de trabalho dos fiscais na defesa agropecuária e cobrou uma Adab forte, que esteja ao lado dos produtores rurais”. Nesta mesma linha de pensamento, o representante da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Carlos Eduardo Cardoso, afirma que, “para a agricultura ser forte, é preciso ter uma Adab revigorada e motivada”.

Urbano Pimentel, presidente da Associação de Fiscais Agropecuários da Bahia (AFA) solicitou “a urgente realização de concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, além de indicações eminentemente técnicas para os cargos de confiança”. Ao finalizar a reunião, o deputado Paulo Câmara se comprometeu em ser “um mensageiro das propostas encaminhadas pelos representantes do setor, denunciando os problemas e buscando soluções que envolvem toda a cadeia produtiva na agricultura”, encerrou.

Veja também

Às vésperas das convenções, partidos mantêm 80% dos seus diretórios sob comando provisórios

A pouco menos de um mês para o início das convenções partidárias, momento em que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!