“A Tribuna escreveu e continua escrevendo importantes capítulos da história do Brasil e da nossa Bahia”, elogiou o deputado estadual Hassan (PP), ao parabenizar os 54 anos de fundação do jornal Tribuna da Bahia, celebrados no dia 21 de outubro. Ele destacou que mais de meio século depois de sua fundação, em 1969, em plena ditadura militar, o jornal mantém o mesmo espírito idealista e empreendedor de seu idealizador, Elmano Silveira Castro.
Registrada em moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a homenagem do parlamentar lembrou que, “em sua histórica primeira edição, já mostrava modernidade, sendo o primeiro veículo impresso no Brasil a utilizar o sistema off-set”. O progressista elogiou a Tribuna pela cobertura que faz das atividades da AL-BA, tanto no plenário como nas comissões, “um elo importante, dando voz aos parlamentares”.
Passando por momentos tensos com a ditadura militar e a participação importante na cobertura do movimento Diretas Já, ao longo de sua história, ressaltou o legislador, a Tribuna acompanhou passo a passo o avanço da Bahia e da redemocratização do Brasil: “Viu nascer as avenidas de vale e a modernidade chegar a Salvador, com o metrô como instrumento de mobilidade urbana, as novas avenidas a ligar o subúrbio ao litoral norte da cidade, e o nascimento do BRT, enfim, a consolidação de Salvador como grande metrópole”.
Hassan frisa que, além do seu compromisso com a verdade, informando a sociedade e prestando serviços relevantes, a Tribuna da Bahia criou um manual de redação e firmou-se também como uma escola de jornalismo, lapidando estudantes e jornalistas recém-formando pelas diversas faculdades, que chegavam à redação sem experiência.
“Hoje comandado pelo presidente Antônio Walter Pinheiro, vice-presidente Marcelo Sacramento, diretor de redação Paulo Roberto Sampaio, secretário de redação Gerson Brasil, chefe de reportagem Leidaine Brandão, e pelos editores Tatiana Ribeiro, Guilherme Reis, Raul Monteiro e Luiz Brito, a Tribuna da Bahia segue em seu ofício de informar com garra, isenção e credibilidade. Parabenizo a todos os repórteres, editores e funcionários”, disse o parlamentar, estendendo o tributo a outros profissionais que passaram pelo veículo, tais como Quintino de Carvalho, Jairo Simões, Francisco Aguiar, Hélio Roberto Lage, Jânio Lopo, Ivan de Carvalho, Joaci Góes, Cid Teixeira, Sérgio Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Grant Mariano, Raimundo Lima, João Santana, Bob Fernandes, Antônio Risério, Marcelo Cordeiro, Tasso Franco, Carlos Libório, Mara Campos, Neomar Cidade, Jolivaldo Freitas, Osvaldo Lyra, Josalto Alves e a colunista Janete Freitas, dentre muitos outros.