Após uma década como vereadora de Salvador, aos 51 anos, Olívia Santana conquistou mais de 57 mil votos e é a 1ª mulher negra a ocupar uma das 63 cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
O líder da minoria na AL-BA, deputado Targino Machado (DEM), parabenizou o discurso da deputada Olívia Santana (PCdoB) nesta terça-feira (19).
O parlamentar ressaltou que a colega falou com a alma e com o coração e acrescentou que “não se pode escrever a história da Bahia, a história do Brasil, deixando de lado o povo negro”
Veja o vídeo:
A professora Olívia Santana é filha de uma empregada doméstica e um marceneiro e com uma trajetória de mais de 30 anos no universo da política, foi eleita deputada estadual com mais de 57 mil votos em 7 de outubro e define sua vitória como “um momento muito mágico”.
“Embora muita gente receba isso com alegria, ‘poxa, a primeira mulher negra a chegar na assembleia’, eu penso que a gente tem que ter uma visão do quão chocante é isso em um estado como o nosso”, diz.
Mulher negra, feminista, Olívia já trabalhou de servente e merendeira no passado. Militante do movimento negro há mais de 30 anos, a professora foi eleita deputada estadual após 3 tentativas frustradas de se eleger para o cargo: em 2002, 2010 e 2014.
No entanto, o envolvimento de Santana com a política começou ainda em 1988, quando foi presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia – especialidade em que se formou – e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde então, já ocupou os cargos de secretária de Educação e Cultura de Salvador e secretária do Trabalho no governo do estado. Foi também vereadora de Salvador por 10 anos.