O deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de aplausos ao velejador Aleixo Dimitrievitch Belov, pela posse na Academia de Letras e Artes de Salvador, ocorrida no dia 8 de julho, em solenidade realizada no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
O parlamentar pediu que a Casa dê conhecimento da homenagem ao citado e ao presidente da Academia de Letras e Artes de Salvador, Sérgio Fraga. O progressista saudou o também empresário, engenheiro e escritor como “ucraniano de nascimento, cidadão baiano por merecimento”. Na moção, o legislador se congratula com Belov, que agora “assume a cadeira 19, que tem como patrono o jurista, sociólogo, filósofo, professor e advogado Antônio Luiz Machado Neto”.
Antonio Henrique Júnior ressalta a trajetória de Aleixo Belov como “homem do mar e das letras”, parabenizando o autor de ao menos 10 livros em que narra suas aventuras pelos mares, sendo cinco voltas ao mundo a bordo dos seus veleiros Três Marias e Fraternidade. “A trajetória de Aleixo Belov como navegador faz com que seus leitores embarquem com ele nas suas viagens e vivam de forma intensa suas aventuras. A riqueza de detalhes e a paixão nas suas narrativas tornam mais do que justa a sua inserção como membro da Academia”, registrou o deputado.