sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado parabeniza a cidade de São Sebastião do Passé pelos 97 anos
quinta-feira 12 de outubro de 2023 às 12:56h

Deputado parabeniza a cidade de São Sebastião do Passé pelos 97 anos

NOTÍCIAS


O aniversário de 97 anos de emancipação política do município de São Sebastião do Passé, comemorado nesta quinta-feira (12), foi parabenizado pelo deputado estadual Matheus Ferreira (MDB) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

“No instante em que se comemora mais um aniversário da emancipação política de São Sebastião do Passé, congratulo-me com toda população local, formulando votos de prosperidade a esta terra de gente alegre, hospitaleira e trabalhadora, cujo objetivo sempre se volta para o progresso”, declarou o parlamentar, no documento.

Segundo ele, a criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio, assinado por Dom Sebastião Monteiro de Vide em 11 de abril de 1718. A população inicial do lugar era de 2,6 mil pessoas e compreendia oito engenhos e quatro capelas (sendo uma principal e mais três filiais), tendo o açúcar e o cultivo da mandioca como principais atividades econômicas.

Ainda sobre a história do município, o deputado explicou que a Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé, que pertencia ao município da Villa de São Francisco do Conde, foi dividida em dois distritos pela lei de 26 de junho de 1880. O primeiro, partindo do Engenho Natiba, à margem direita do Rio Jacuípe, e dividindo-se com as freguesias do Monte, Passé e Mata de São João. O segundo, partindo da fazenda Muruema, pela margem esquerda do mesmo rio, dividindo-se pelo lado oposto, com as freguesias de Santo Antônio do Rio Fundo e Santana do Coité.

“A capela de sede da freguesia teria sido erguida por uma família abastada, em homenagem ao São Sebastião. Já o nome Passé, apresenta diferentes versões, sendo a mais aceita a que conta que a palavra diz respeito à sede da freguesia original, a de Nossa Senhora da Encarnação de Passé, localizada no distrito de Passé, em Candeias, de onde se desmembrou a de São Sebastião das Cabeceiras do Passé”, contou Matheus Ferreira.

Como o legislador emedebista explicou na moção, até 1926, São Sebastião do Passé era considerado distrito do município de São Francisco do Conde. A sua independência ocorreu decorrente da amizade que havia entre o coronel Luís Ventura Esteves, um importante político local, e o governador da época, Francisco Marques de Góis Calmon, através da Lei Estadual nº. 1870, de 19 de julho de 1926, sendo São Sebastião do Passé oficializada como cidade em 12 de outubro deste mesmo ano.

Veja também

Sudeste Asiático expande energia hidrelétrica bombeada para aumentar armazenamento de energia

À medida que o Sudeste Asiático faz uma rápida transição para energia renovável, os países …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!