Saudando a cidade rica em sobrados, igrejas e engenhos construídos durante a administração portuguesa no Brasil, o deputado estadual Niltinho (PP) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulações pela passagem dos 83 anos de emancipação política de São Francisco do Conde, data magna comemorada na terça-feira, 30 de março.
No documento, o progressista conta que São Francisco do Conde surgiu em 1698, por ordem do Conde de Linhares, que mandou construir no alto de um monte, no Recôncavo da Bahia, um convento e uma igreja. O parlamentar lembra que a região foi conquistada pelo império português através de guerras travadas contra os índios que viviam nas margens dos rios Paraguaçu e Jaguaribe.
O autor da moção destaca que o município de “São Francisco do Conde possui uma orla marítima bela, urbanizada e moderna, trazendo um apaixonante contraste visual entre o passado, o presente e com visão de futuro. A cidade é única e consegue reunir história, cultura e a tranquilidade típica do Recôncavo baiano em um só lugar”.Por fim, Niltinho diz esperar que esta moção de congratulações sirva de incentivo e estímulo ao povo trabalhador da localidade.