O deputado estadual Niltinho (Progressistas) comemorou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a passagem do Dia do Supermercado, comemorado na última terça-feira 12 de novembro. A data existe por causa da lei que regulamentou nesta data a profissão de supermercadista no Brasil, em 1968.
Na moção de congratulações que apresentou à Casa, o parlamentar discorreu que, na Bahia, a história do supermercado se confunde com a presença do Grupo Paes Mendonça. “Lá pelos idos de 1959, Mamede Paes Mendonça implantou a primeira loja de supermercado em Salvador e, em 1980, colocou em funcionamento o seu maior empreendimento comercial: o Hiper Paes Mendonça”, com 75 mil metros quadrados de terreno, 25 mil metros de área construída, 50 mil metros de estacionamento e 15 mil metros exclusivos para vendas. “Era considerado, à época, o maior hipermercado do país, das Américas e o sexto do mundo”.
A Bahia, segundo o documento, possui cerca de 25 mil supermercadistas distribuídos pelos seus 417 municípios. Segundo pesquisa citada pelo deputado e divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen, em 2018 o setor supermercadista brasileiro movimentou R$ 355,7 bilhões, representando 5,2% do PIB nacional. Deste valor, a Bahia respondeu por R$ 17,785 bilhões.
O que se constata, concluiu Niltinho, é que o setor supermercadista “também contribui para o desenvolvimento econômico e progresso do Estado da Bahia, já que gera milhares de empregos diretos e indiretos, além de renda, melhorando assim a vida das pessoas”.