O deputado estadual Marcinho Oliveira, líder do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), protocolou, nesta última quarta-feira (23) conforme o portal Metro1, um novo pedido para instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apure a ViaBahia. Para ser protocolada, eram necessárias 21 assinaturas, mas 26 parlamentares assinaram o requerimento.
Na última quinta-feira (16), a Procuradoria da Assembleia emitiu parecer contrário à investigação. Ao Metro1, Marcinho afirmou que conversou com o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), que teria indicado as mudanças a serem feitas. “Sei que nós não temos a legitimidade de fiscalizar a concessão, mas nesta tarde protocolei outro requerimento da CPI. Desta vez, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito [será para investigar] a má prestação do serviço da ViaBahia à toda população do nosso estado”, afirmou.
O deputado estadual pediu compreensão por parte da Procuradoria da AL-BA para analisar a questão “de forma correta”. O líder do União Brasil ainda citou a CPI feita na Paraíba, quando a Casa estadual investigou os serviços prestados pela concessionária que presta serviços de telefonia. Também foram feitas, segundo ele, comissões estaduais para apurar casos parecidos no Rio de Janeiro e no Paraná.
A reavaliação ainda não chegou à mesa do procurador-geral da AL-BA, Graciliano Bonfim. Por essa razão, ele evitou falar sobre o novo pedido. “Se mudar o foco, pode existir brecha para instaurar a CPI”, disse.