sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / Deputado Marcelo Veiga defende a profissão de historiador: “É quem preserva memórias”
quinta-feira 13 de agosto de 2020 às 18:14h

Deputado Marcelo Veiga defende a profissão de historiador: “É quem preserva memórias”

POLÍTICA


O deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) defendeu a atuação da profissão de historiador, que foi regulamentada após a Câmara dos Deputados derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (12). Nesta quinta (13), Marcelinho disse que são os historiadores que garantem a preservação da história, dos fatos e das notícias que marcaram diferentes épocas.

“O governo federal negou a regularização da profissão de historiador, mas o parlamento garantiu que é justo que os historiadores brasileiros sejam reconhecidos. É quem preserva nossas memórias, nossas histórias, é quem faz o trabalho de catalogar e confirmar feitos da política, da cultura, da arte, mantendo viva a influência literária e intelectual. Então, não é de se admirar que esse governo tenha tentado vetar tal proposição”, critica Veiga.

Marcelinho frisa que havia a preocupação de profissionais perderem espaço por exercerem a profissão por outros meios. A regulamentação de historiador estava prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 368/2009 e recebeu alterações na Câmara e foi devolvida ao Senado na forma de um texto alternativo (SCD 3/2015), que acabou sendo aprovado pelos senadores no início deste ano.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!