Em projeto de lei, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) propôs a criação do Dia dos Heróis da Polícia Militar, a ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro. Na justificativa da proposição, ele considerou que a PM tem um papel fundamental na garantia da segurança pública da população, “buscando combater a criminalidade e viabilizar a paz social”. Mas, infelizmente, lamentou, “nessa luta diária, muitos policiais acabam perdendo sua vida”.
Na Bahia, em 2022, 12 policiais militares foram mortos, conforme dados publicados pela imprensa e reproduzidos pelo parlamentar, que segue informando que até setembro de 2023 outros 12 policiais militares foram assassinados, “de acordo com informações do Instituto Fogo Cruzado”. Neste ano, “conforme dados levantados pelo Jornal Correio, ao menos 4 policiais militares foram mortos”.
De acordo com o deputado, “esses verdadeiros heróis merecem ser lembrados e homenageados por terem, de fato, se sacrificado pelo bem comum”, o que ele pretende fazer com a apresentação do projeto de lei. A data escolhida, 12 de setembro, é o dia da morte do tenente Mateus Grec de Carvalho Marinho Queiroz, que tinha 35 anos e fazia parte da equipe da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) de Rondas Especiais (Rondesp Atlântico). O policial militar morreu após ser baleado em uma troca de tiros com suspeitos de tráfico de drogas no bairro de Cosme de Farias, em Salvador.