O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação endereçada ao Governo do Estado, defendendo, em caráter emergencial, a concessão de pensão integral e vitalícia para os dependentes dos servidores da Saúde e de outros serviços essenciais que venham a morrer, por contaminação com Covid-19, em decorrência do exercício das suas funções.
Segundo o parlamentar, a Bahia, assim como o Brasil, segue em um estado de alerta com a crescente dos números dos casos confirmados, inclusive com óbitos. Ele ressalta que a situação não é mais grave graças ao empenho do governador Rui Costa e do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
“Temos os profissionais que atuam diretamente em contato com pacientes infectados com o coronavírus colocam suas vidas em risco iminente para controlar e/ou amenizar os efeitos danosos dessa pandemia, que assola o mundo, bem como nosso Estado. Esses profissionais foram colocados à disposição do Estado nesse período crítico, sem poder gozar de direitos básicos, como férias e licenças, o que os colocam em exposição direta ao perigo de contaminação e consequentemente risco de vida”, argumentou o parlamentar.
No final do documento, Alex da Piatã lembrou que “tal medida se faz necessária para amparar os dependentes dessas possíveis vítimas que arriscaram as próprias vidas em detrimento de outras. E para o Estado seria a expressa gratidão aos que lutaram essa batalha conosco”.