O deputado estadual Luciano Simões Filho (DEM) participou da solenidade de posse do procurador do trabalho na Bahia, Luís Carneiro, que assumiu seu segundo mandato à frente do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Estado. O parlamentar representou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal.
O legislador teceu elogios à carreira do procurador-chefe do MPT baiano e desejou sucesso ao jurista no novo mandato que vai até 30 de setembro de 2021. “Ele conhece demais os problemas da Bahia, tem interagido muito com a Assembleia Legislativa, com as prefeituras municipais, atuado no combate ao trabalho escravo e outras alçadas do Ministério Público do Trabalho”, disse Luciano Simões Filho.
O democrata também lembrou que Luís Carneiro teve aprovado na ALBA, recentemente, o Título de Cidadão Baiano, que deve ser entregue em data ainda a ser definida. “Luís Carneiro é meu amigo de longa data. Um pernambucano que já é cidadão soteropolitano e teve o Título de Cidadão Baiano votado mês passado na ALBA”, afirmou o autor da homenagem a ser concedida no Legislativo.
O procurador apontou que o trabalho no novo mandato será de continuidade das ações já desenvolvidas pelo órgão. “É uma honra muito grande poder, mais uma vez, ser chefe desta instituição tão querida. É um papel muito importante, principalmente nesse cenário de crise social. O MPT se revela ainda mais importante neste momento em que a sociedade se encontra vulnerável”, contextualizou Luís Carneiro.
O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e de entidades da sociedade civil, que lotaram o auditório do órgão ministerial no Corredor da Vitória, em Salvador.
Luís Carneiro está à frente da instituição desde outubro de 2017, quando sucedeu a Alberto Balazeiro, atual procurador-geral do trabalho. No órgão desde 2010, já passou pela unidade de Santo Antônio de Jesus, antes de ser removido para Salvador. O chefe do MPT foi reeleito para o cargo com 94% dos 52 votos possíveis dos procuradores da regional baiana.
O deputado Tiago Correia (PSDB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALBA, fez questão de prestigiar a solenidade.