O deputado estadual Luciano Simões Filho (DEM) protocolou uma moção de pesar, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pelo falecimento do médico e cientista baiano, Elsimar Coutinho, na última segunda-feira (17), por complicações de saúde decorrentes de infecção provocada pela Covid/19.
Luciano Simões destaca que o homenageado, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fez uma das suas maiores descobertas nos anos 60. Após observar pela primeira vez os efeitos da supressão da menstruação, o médico revelou a criação do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. A divulgação do método gerou uma grande polêmica, mas ele continuou se dedicando às pesquisas na área e lançou outros importantes métodos contraceptivos injetáveis, pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.
O parlamentar também destacou que Elsimar Coutinho era defensor do controle da natalidade por meio do planejamento familiar, criou o Centro de Pesquisa e Reprodução Humana (Ceparh), referência em reprodução humana. Além de atendimentos particulares e conveniados, o Centro atende gratuitamente pessoas carentes que necessitam de assistência em planejamento familiar.
“A Bahia e o Brasil perdem um ícone, uma grande referência no planejamento familiar. Elsimar Coutinho era o um patrimônio de rara sabedoria. A medicina e a ciência estão de luto”, finalizou o deputado.