O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) lançou nesta sexta-feira (18) conforme em entrevista ao Isso é Bahia, programa da rádio A Tarde FM, a candidatura do deputado estadual Vitor Bonfim (PL) à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O nome do parlamentar tem circulado nos bastidores, mas o assunto não vinha sendo abordado publicamente.
Almeida revelou que Bonfim tem se articulado junto aos colegas deputados para viabilizar sua candidatura. Aproveitou também para declarar que votará nele, caso ele construa musculatura suficiente para se lançar na disputa.
“Se o companheiro Vitor Bonfim, que está trabalhando, se viabilizar como candidato, eu não terei como não votar nele. Mas essa é uma questão pessoal minha. Amigo a gente não deixa para trás. A gente segue junto com ele”, disse Almeida. Ele defendeu que Vitor é um parlamentar “correto e estudioso” e representaria uma renovação no comando da AL-BA.
A despeito de sua posição pessoal, a bancada do PSB na Casa deve decidir até meados de janeiro quem vai apoiar na disputa. A corrida pela presidência gerou um imbróglio ainda não resolvido. Conforme acordo selado pelo governador Rui Costa (PT) no passado, quem deve assumir o posto em 2021 é o deputado Adolfo Menezes (PSD).
No entanto, em uma quebra deste trato, o atual presidente, Nelson Leal (PP), tentou articular sua reeleição ao cargo. As pretensões dele ficaram mais distantes após o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que é inconstitucional a reeleição para presidência do Legislativo dentro da mesma legislatura, o que seria o caso de Leal.
Mesmo com isso, o PP se nega a “largar o osso” e pode lançar outro nome para concorrer à presidência. Um deles pode ser o de Vitor. Próximo a Leal, ele se filiaria ao partido para disputar a eleição. A avaliação é de que o parlamentar tem bom trânsito entre oposição e governo – ele foi secretário de Agricultura na gestão Rui -, sendo opção viável para a corrida presidencial.