O deputado federal Igor Kannário (DEM) recebeu nesta semana a Medalha Liberdade e Inclusão do Instituto África-900. A honraria é concedida a pessoas das mais diversas áreas da sociedade que têm projetos voltados para a promoção da inclusão social e respeito aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.
O evento é apoiado pelas entidades Centro de Entidades Negras (CEN), Agência Nacional das Favelas (ANF), a Revista Exclusiva e Troféu Castro Alves, além do Canal TV Revista Digital. A medalha é concedida em celebração ao Dia Internacional de Nelson Mandela e ao legado dele para o mundo.
Ao todo, 15 personalidade das áreas de Cultura, Educação, Jornalismo, música, arte, movimentos sociais, política, juventude e religião foram premiadas. “Eu fico muito honrado em receber essa medalha e saber que a minha luta pelo povo da favela, pelos menos favorecidos está sendo vista e reconhecida. Vamos sempre em frente. Muito obrigado ao África-900 pela medalha e parabéns aos outros 14 agraciados”, afirmou o deputado, que ainda agradeceu à delegada Patrícia Pinheiro, organizadora do evento.
No Congresso, Kannário foi o autor do pedido de criação da Frente Parlamentar Popular em Defesa das Favelas, que foi lançada em setembro deste ano. O deputado é o presidente da frente parlamentar. “Mandela foi um presidente que lutou pelo fim do Apartheid. Graças a ele isso aconteceu, e a luta incansável dele pelo fim da segregação concedeu muitos direitos aos povos negros americano. Como deputado federal, sigo também lutando contra a segregação e pela valorização do povo da favela. Para mim, é motivo de orgulho receber esta homenagem”, frisou.
O deputado ainda lembrou que muitos do que receberam a medalha estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar Popular em Defesa das Favelas.