O deputado estadual Junior Muniz (PP) inseriu nos anais da Assembleia Legislativa uma moção de aplauso à Polícia Militar da Bahia pela passagem dos seus 196 anos de história, data celebrada nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. No documento, protocolado na Secretaria Geral da Mesa, o parlamentar conta, detalhadamente, como surgiu a instituição que tem quase dois séculos de existência
O primeiro-secretário da ALBA lembra que, com a extinção do órgão encarregado pela segurança da cidade, o então governador das Armas, Brigadeiro José Egídio Gordilho Barbuda, criou, em caráter provisório, o Corpo de Polícia da Bahia, por intermédio da “Ordem do Dia”, de 1° de janeiro de 1825. O progressista destaca que esta medida marca o início da formulação das principais diretrizes a serem aplicadas no novo policiamento.
O ato culminou com o decreto do Imperador D. Pedro I, tornando definitivo o Corpo de Polícia da Bahia, com um efetivo de 238 homens e aquartelamento provisório no Convento de São Bento, em Salvador. Muniz frisa que dessa maneira se deu o nascimento da célula embrionária da Polícia Militar da Bahia. O deputado ressalta que a Corporação tem 196 anos de história, sempre zelando pela ordem e segurança públicas da sociedade baiana.
A Polícia Militar da Bahia é uma instituição que é um orgulho para o nosso Estado, registra o legislador. “Cumpre com êxito e louvor todos os deveres constitucionais, sendo uma referência da busca pela paz e harmonia. E todo esse trabalho só é possível graças aos homens e mulheres que vestem a honrada farda e dão as suas próprias vidas pela segurança da sociedade. Somos gratos a todos os policiais militares pela bravura e entrega”, finaliza Júnior Muniz.