Em uma iniciativa para impulsionar o desenvolvimento energético do Brasil, o deputado federal João Leão (PP), apresentou nesta terça-feira (28) à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e ao presidente da comissão, deputado Mário Negromonte Jr., do seu partido, um ofício visando reduzir e desburocratizar as taxas de operação energética cobradas pela Receita Federal e pela ANEEL.
“Tal problema vai de encontro com o desenvolvimento do país, contrariando a nova matriz energética que vem sendo implementada em todo território nacional, principalmente, no estado da Bahia”, afirmou Leão. Ele lembrou que, durante seu mandato como vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, apresentou uma proposta de reestruturação energética que resultou na instalação de grandes parques de energia eólica, solar e de processamento de cana-de-açúcar em álcool.
Como secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão contribuiu significativamente para que o estado se tornasse o maior produtor de energia eólica do país, com 57% da energia consumida no estado advinda dessa fonte.
“Vamos discutir, em parceria com o TCU, qual será o melhor caminho para desburocratizar de vez essa questão e colocar o país no rumo certo,” concluiu o deputado, ressaltando a importância de simplificar os processos regulatórios para estimular o crescimento sustentável do setor energético brasileiro.