O deputado estadual Jacó (PT) propôs que os equipamentos desativados das UTIs dos hospitais de campanha, criados para tratar pacientes com a Covid-19, sejam cedidos às unidades de saúde da rede pública da Bahia. No projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa, Jacó pontuou que caberá à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) definir os critérios para cessão dos equipamentos.
Ao justificar a proposta, o petista defendeu que, em virtude da diminuição da ocupação de leitos de tratamento intensivo na Bahia, inclusive com desativação de hospitais de campanha, faz-se necessário o aproveitamento destes equipamentos em unidades de saúde que precisam de estrutura para seu funcionamento, muitos destes indispensáveis para salvar vidas.
“O presente projeto de lei vem no sentido de que o Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde, tome todas as providências necessárias e urgentes para que esses equipamentos, que não estão mais sendo utilizados nos hospitais de campanha, sejam aproveitados em unidades de saúde que carecem dos mesmos”, concluiu o autor da proposição.