O deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa, com endereçamento ao governador Rui Costa (PT), solicitando a construção de duas unidades do Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia (CPM) para atender a demanda existente nos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, respectivamente. Segundo o vice-líder da bancada da maioria, pelo fato das duas cidades estarem posicionadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), cujo a população acumulada chega a quase 500 mil habitantes, apresentam necessidade de ter um equipamento de ensino público da qualidade do CPM.
“Os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS), subdivisão administrativa do nosso Estado com maior índice populacional e indicadores socioeconômicos dinâmicos e sofisticados que necessitam permanentemente de mão de obra qualificada, não por acaso é a região com o maior PIB do Norte-Nordeste. Consideramos todos os atuais 15 CPMs e creche da instituição ‘ilhas de excelência do ensino público’, modelos a serem seguidos pelos 417 municípios baianos”, justificou.
Segundo o parlamentar, o último CPM instalado no Estado foi no bairro de Cajazeiras, em Salvador, no ano passado. O deputado ainda ressaltou que a unidade educacional fez com que a instituição Colégio da Polícia Militar alcançasse 15 unidades em toda a Bahia, em 63 anos de história, fazendo cumprir com maestria o plano firmado em 2001 de descentralização do CPM.
“Justamente para que este plano continue em voga, para o bem de milhões de baianos que se beneficiam direta e indiretamente dos seus predicativos, apresentamos este instrumento de ação parlamentar com o intuito de contemplar essas importantes cidades baianas”, afirmou.