O parlamentar sugere que a construção dos cemitérios seja feita utilizando áreas de terras da Sudic
O deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) solicita ao governador Rui Costa que determine ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão, a construção de dois ou três cemitérios públicos com crematório na Região Metropolitana de Salvador.
A iniciativa, protocolada na Assembleia Legislativa pelo parlamentar, visa “ampliar o atendimento das famílias enlutadas, que vêm enfrentando extrema dificuldade de encontrar vagas para sepultar seus entes queridos”.
Na indicação ao chefe do executivo estadual, Isidório Filho sugere que a construção dos cemitérios seja feita utilizando áreas de terras da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – Sudic. O deputado fala que os equipamentos públicos devem estar localizados em Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, municípios que sofrem com a ausência de vagas.
O legislador aponta dados da própria Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), revelando que existe uma sobrecarga de 40 % no sistema de sepultamentos. Ele ressalta que em 2013 a demanda foi de 3.735 sepultamentos na capital baiana , número que pulou para 5.217 funerais em 2016.
O vice-líder da maioria na Alba defende a intervenção do Governo do Estado para beneficiar mais uma vez o povo mais humilde e necessitado de Salvador. Por fim, Isidório Filho deseja “que o Deus de Israel continue guardando, orientando e dando sabedoria a Vossas Excelências e nos faça ter empatia com as famílias que estão aguardando até 5 dias para conseguir enterrar seus parentes nos cemitérios municipais”.