No mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce para o câncer de próstata, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) encaminhou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) propondo a construção do Hospital do Homem. A iniciativa visa ampliar a atenção à saúde masculina, especialmente no que diz respeito à prevenção de doenças.
Na justificativa apresentada no documento, já protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado destaca a importância de focar na saúde dos homens, e aponta que, embora a expectativa de vida masculina tenha aumentado entre 2000 e 2018, ainda há uma diferença de 7,1 anos em relação às mulheres. Além disso, 34% dos homens entre 20 e 59 anos na Bahia não estão cadastrados nos serviços de Atenção Primária à Saúde, resultando em menor acesso a ações preventivas.
O parlamentar ressalta que as doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas são as principais ameaças à saúde masculina, com riscos agravados por hábitos prejudiciais como consumo excessivo de álcool, dieta pouco saudável e pressão arterial elevada. Diante desse cenário, José de Arimateia destaca a necessidade de promover hábitos saudáveis, atividade física regular e acompanhamento médico preventivo.
“Para proporcionar mais qualidade de vida à população masculina, o primeiro passo é a prevenção”, afirmou o parlamentar. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir esses agravos evitáveis. Além disso, o acompanhamento de saúde preventivo é fundamental”, acrescentou ele. Na indicação, Arimateia também destacou a importância de exames regulares, como a aferição frequente da pressão arterial, o acompanhamento das taxas de colesterol e a testagem para infecções sexualmente transmissíveis. O deputado enfatiza que a prevenção, aliada a um diagnóstico precoce, aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz.