segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputado indica a ‘Comenda 2 de Julho’ para o cantor Léo Santana
segunda-feira 24 de fevereiro de 2025 às 18:50h

Deputado indica a ‘Comenda 2 de Julho’ para o cantor Léo Santana

NOTÍCIAS


Léo Santana nasceu em Boa Vista do Lobato, periferia da capital baiana, e “sempre sonhou em ser músico”

O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) propôs que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) conceda sua maior honraria, a Comenda 2 de Julho, ao cantor Leandro Silva de Santana Improta, conhecido como Léo Santana, “considerado um dos maiores artistas do Brasil, sendo um dos grandes ícones e representantes do pagode baiano e do Carnaval de Salvador”. A homenagem é “em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia”.

Léo Santana nasceu em Boa Vista do Lobato, periferia da capital baiana, e “sempre sonhou em ser músico”, contou o deputado. Foi vendedor de frango assado na praia, barman e auxiliar de cabeleireiro. Montou sua própria barbearia, mas “era a música que o movia”. Começou a carreira tocando percussão na banda Som Bahia com o nome artístico de Léo Silva. Ganhou um cavaquinho de sua mãe e depois começou também a tocar pandeiro na banda Simplicidade Maior.

De acordo com o parlamentar, o sonho do homenageado era ser o vocalista. Então, montou a banda Zair, que depois passou a se chamar Garotos de Programa. Foi, então, convidado a entrar na banda Pegadha de Guettho, mas foi na Parangolé que alcançou projeção para o sucesso e reconhecimento do grande público. Em 2009, escreveu, junto com Nenel, fundador da Banda Parangolé, a música Rebolation, que se consolidou como o “hit do verão” daquele ano.

A música obteve sucesso internacional, batendo recorde em países como Angola e Portugal. Assim, Léo Santana e a Parangolé entraram para o Guiness Book, publicação anual que reúne recordes superlativos reconhecidos internacionalmente, “por ter a música mais tocada em todo o mundo em 2010”. Rebolation recebeu também o Troféu Dodô e Osmar na categoria Melhor Música.

Em 2014, sentindo que seu nome já estava forte e conhecido, lançou a vitoriosa carreira solo. Com 18 anos cantando profissionalmente, Léo Santana contabiliza grandes hits e parcerias de sucesso; cinco DVDs e quatro Eps. Nos “carnavais Brasil afora”, principalmente em Salvador, arrasta multidão de fãs e admiradores, “consagrando-se na música nacional com sua presença marcante, som contagiante e envolvente pela mistura de ritmos, mantendo sempre a sua essência, onde tudo começou: o pagode baiano”.

Marcinho Oliveira também destacou “que o talentoso Léo Santana é um artista versátil,”, que passeia por todos os ritmos como o sertanejo, samba, pagode, funk e piseiro, “com hits entre as mais tocadas e ouvidas do país”. É um artista “pop em total ascensão e com uma carreira musical promissora, transformando em sucesso aquilo que se propõe a fazer”, elogiou o autor da homenagem, que lembrou, ainda, o fato do artista levar, “para todo Brasil e para o mundo” suas marcas, como o Baile da Santinha”, Ilha do GG, os blocos Vem com o Gigante e Nana, além do camarote Mirante do Gigante.

Segundo Marcinho Oliveira, Léo Santana “tem a família como seu pilar de sustentação”. Casado com Lorena Improta Nunes Santana, conhecida como Lore Improta, ela é dançarina, empresária, apresentadora e digital influencer, com quem tem a filha Liz Improta Santana. Neste ano, pela segunda vez consecutiva, o casal Léo Santana e Lore Improta realizou a Noite da Aclamação, baile de gala para celebrar e aclamar a cultura da Bahia e abrir o Carnaval de Salvador. O evento é beneficente em apoio às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Veja também

Juiz reconhece prescrição e Mantega fica livre de processo por lavagem de dinheiro na Zelotes

A Justiça Federal declarou extinta a punibilidade do ex-ministro Guido Mantega, de 75 anos, nos autos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!