Aos 77 anos, João Leão (PP) saiu do cargo de vice-governador da Bahia e voltou para a Câmara dos Deputados, com toda energia em um lugar onde já estava habituado. O cenário, entretanto, é diferente das primeiras passagens pela Casa. Leão está em seu sexto mandato de deputado federal, o seu primeiro mandato foi em 1994 juntamente com o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), também em seu primeiro mandato como Presidente, pois foi reeleito em 1998 e ficou até Lula (PT).
Em entrevista a Cássio Morreira, do Portal MASSA!, o deputado federal João Leão lamentou as recentes polêmicas envolvendo o Congresso Nacional e afirmou que o nível do parlamento brasileiro “caiu bastante”.
Deputado hoje só vai para a mídia se xingar os outros
João Leão
“Realmente, estou enojado. O nível do Congresso Nacional caiu muito. Você tem uma direita que só faz reclamar e xingar os outros, e tem uma esquerda que faz a mesma coisa, só faz reclamar e xingar. O nível do parlamento brasileiro caiu bastante”, disparou o deputado.
O nível do Congresso Nacional caiu muito. Você tem uma direita que só faz reclamar e xingar os outros, e tem uma esquerda que faz a mesma coisa, só faz reclamar e xingar
João Leão
Detentor do voto de confiança de 102.376 baianos em 2022, o pepista falou ainda sobre o caso Carla Zambelli (PL), do qual foi relator. A deputada ‘escapou’ de ser condenada e até perder o mandato sob a acusação de ter xingado um colega de Casa.
“Outro dia eu fiz um discurso muito duro na Comissão de Constituição e Justiça, convidando os deputados para que cada um faça um projeto para o desenvolvimento econômico do país. Deputado hoje só vai para a mídia se xingar os outros. O caso da Zambelli, que eu fui relator, três deputados começaram a sacanear com ela […] Aí eles disseram que ela estava mandando tomar no c*, o que não foi verdade. Eu não condenei Zambelli, eu acatei o pedido do PSB para analisar a questão. Depois de analisado, eu cheguei à seguinte conclusão de que ela não tinha culpa na história. Então, a Carla Zambelli, por esse caso, jamais poderia ser condenada”, afirmou Leão, que ainda disse estar se sentindo “navegando em um mar turbulento” no Congresso.
“Na Casa está esse problema […] Eu tô me sentindo meio que navegando em um mar turbulento. Eu quero que a Casa volte a ser aquela Casa das grandes propostas, do tempo de Ulysses Guimarães, de tantos deputados que fizeram a história desse país”, completou.
Relação Lula – PP
“Eu acho que o presidente Lula está certo”. João Leão encara com naturalidade a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem já foi líder do governo, com o PP, seu partido. A expectativa é de que nos próximos dias o nome do deputado federal André Fufuca seja anunciado para ocupar um ministério.
O Lula é de uma habilidade de articulação política impressionante
João Leão
“Eu acho que o presidente Lula está certo. Ele quer voto na Câmara. O PP, junto com o União Brasil e outros partidos, tem 197 votos. Então, o presidente quer colocar um ministro do PP e um dos evangélicos. Ele quer o voto da bancada evangélica”, declarou o deputado.
João Leão, que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição em 2022, ainda elogiou a habilidade de articulação de Lula, mas ressaltou que o atual chefe do Palácio do Planalto tem errado em algumas situações.
“O Lula é de uma habilidade de articulação política impressionante. É o que faltou em Bolsonaro. Agora, Lula está errado em algumas coisas. O Moro tava lá nos cantos das cadeiras do Senado. Com aquela declaração de Lula que ia esculhambar com Moro, ele puxou para as primeiras cadeiras do Senado. Moro passou a ser uma liderança. Lula tá copiando Bolsonaro,tá falando demais, prejudicando a ele e ao governo”, pontuou João Leão.