A Bahia necessita de integração e desenvolvimento, tanto para a capital, quanto também para o Recôncavo, o Baixo Sul e o Litoral Sul do estado, e isso só será possível com a construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, O contrato para obras foi assinado em 2019 pelo então governador Rui Costa (PT) e pelo considerado ‘pai da ponte’, o então vice-governador e atual deputado federal João Leão (PP). Neste domingo (30), o parlamentar compartilhou um vídeo em suas redes sociais, onde cobra ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a construção da ponte. O parlamentar aproveita e cobra também ao ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, lembrando que o governador Jerônimo, o ministro e o presidente Lula da Silva são todos do mesmo partido, o PT.
A ponte vai criar um novo vetor de desenvolvimento para a Bahia, aproximando logisticamente o Oeste, o Leste e Nordeste do estado. Diretamente, segundo relatório técnico, a obra vai beneficiar de imediato 4,4 milhões de habitantes nas regiões metropolitana de Salvador, Recôncavo, Baixo Sul e Litoral Sul baiano.
Consórcio
Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, que são as maiores construtoras do mundo, formando um consórcio que deve construir, gerir e administrar a ponte. O equipamento terá 12,3 km de comprimento com a previsão de que sejam gerados sete mil empregos durante a obra. Está será a segunda maior ponte da América Latina.