Deputado federal Valmir Assunção (PT) defendeu em entrevista a Raul Aguilar, do OFF News, um consenso na base do governador Jerônimo Rodrigues, primeiro governador negro indígena da Bahia, para escolha de uma candidatura negra à Prefeitura de Salvador, seja de um homem ou de uma mulher.
Valmir avalia na entrevista, que isso fará uma consolidação do movimento iniciado em 2020, quando o Partido dos Trabalhadores apresentou a candidatura da Major Denice Santiago, primeira candidatura negra da história, para disputa. Ele lamenta que ainda hoje a maioria das decisões políticas e partidárias sejam chanceladas por pessoas não negras.
“Vamos entrar em um processo eleitoral onde acredito que no estado da Bahia temos que trabalhar para ter prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras em sintonia com essa política liderada por Lula e Jerônimo. Em Salvador, nós tivemos só, em nossa história, uma mulher negra que disputou a eleição, e precisamos nesta eleição consolidar essa estratégia, isso é o que eu acredito. Em Salvador, 80% da popualção é negra, é uma cidade muito importante para o PT. O PT precisa separar o nome de um homem e de uma mulher, com origem no movimento negro, para poder disputar eleição, é isso que eu penso e trabalharei para isso acontecer”, apontou Valmir Assunção.
“Mas eu sei como funciona o PT, como funciona os partidos de um modo geral, na sua grande maioria sempre dirigidos por não negros e muitas vezes, esses não negros, é que prevalecem suas opiniões, é só vê a composição da Câmara; mas isso não impede que eu defendo essa política, que o PT tem que olhar cada vez mais para os movimentos sociais, populares, e tem que olhar, sobretudo em uma disputa eleitoral, essa questão racial, que é uma questão fundamental. É lógico vamos defender que tenhamos um negro e uma negra na disputa”, destacou Assunção ao OFF News.