quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputado faz indicação para nomear de Irmãos Rebouças o nome do ‘VLT de Salvador’
quarta-feira 21 de agosto de 2024 às 18:59h

Deputado faz indicação para nomear de Irmãos Rebouças o nome do ‘VLT de Salvador’

NOTÍCIAS


O deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou ao Governo do Estado, através de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que denomine com o nome dos irmãos Rebouças – os engenheiros baianos André, José e Antônio – o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O documento, endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), exalta as personagens históricas como “os pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.

O petista lembra que os irmãos Rebouças, nascidos na primeira metade do Século XIX, em Cachoeira, “foram representantes da pequena da classe média negra no segundo império e vozes importantes em defesa da abolição, ao lado de Joaquim Nabuco, Machado de Assis e José do Patrocínio”. O parlamentar citou, entre obras da lavra dos cachoeiranos, as construções da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá e os portos de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ).

E complementa que André, José e Antônio eram filhos de Antônio Pereira Rebouças, rábula ou advogado comissionado e deputado geral do Império, e se diplomaram na Escola Militar do Rio de Janeiro. Em sua justificativa, Marcelino Galo reclama do apagamento histórico de figuras como os irmãos Rebouças, além de apontar que a contribuição dos negros no desenvolvimento econômico e social do Brasil foi preterida por uma “ideologia do embranquecimento”, no final do Século XIX e XX, que apagou eminentes brasileiros negros em áreas como literatura, medicina, engenharia, ensino e tecnologia.

Veja também

Overclean: Vereador baiano preso devido operação envia mensagem de fim de ano: ‘Boas Festas’

O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!