quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Ascom/PGR
Home / NOTÍCIAS / Deputado entra com ação na PGR contra Bolsonaro pelo crime de genocídio
quinta-feira 26 de março de 2020 às 10:16h

Deputado entra com ação na PGR contra Bolsonaro pelo crime de genocídio

NOTÍCIAS


O parlamentar baseou seu pedido em declarações de Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus e no pronunciamento nacional feito na terça-feira

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) levou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio.

Segundo o jornal O Globo, o parlamentar baseou seu pedido em declarações de Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus e no pronunciamento nacional feito na terça-feira (24) pelo presidente. Na sua fala, Bolsonaro pregou o fim do “confinamento em massa” e pediu para que as pessoas “voltassem à normalidade”.

Na peça, o deputado afirma que o presidente “suplantou todo e qualquer limite de racionalidade e consciente de seus atos, perpetuou, a nosso ver, o crime de genocídio”. Também diz que Bolsonaro “expôs a grave risco de saúde e até de morte toda a população brasileira, ao contrariar as recomendações de saúde para enfrentamento da COVID-19 estabelecidas pela OMS, pelo próprio Ministério da Saúde e pelas autoridades sanitárias no Brasil e no mundo”.

Alencar também cita a atitude do presidente de participar de uma manifestação no domingo (15), contrariando as orientações da pasta da Saúde.

“Desse modo, é urgente que essa Procuradoria Geral da República analise os gravíssimos fatos aqui narrados e ao final apresente denúncia pela prática do crime de genocídio ao Supremo Tribunal Federal, a ser autorizada por dois terços da Câmara dos Deputados e recebida pela Excelsa Corte, nos termos do art. 86, § 1o, inciso I da Constituição Federal”, pede Santana.

Veja também

Policial de folga reage a tentativa de assalto em farmácia; veja vídeo

Um policial de folga reagiu à tentativa de assalto de um grupo criminoso em uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!