domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Ascom/PGR
Home / NOTÍCIAS / Deputado entra com ação na PGR contra Bolsonaro pelo crime de genocídio
quinta-feira 26 de março de 2020 às 10:16h

Deputado entra com ação na PGR contra Bolsonaro pelo crime de genocídio

NOTÍCIAS


O parlamentar baseou seu pedido em declarações de Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus e no pronunciamento nacional feito na terça-feira

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) levou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio.

Segundo o jornal O Globo, o parlamentar baseou seu pedido em declarações de Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus e no pronunciamento nacional feito na terça-feira (24) pelo presidente. Na sua fala, Bolsonaro pregou o fim do “confinamento em massa” e pediu para que as pessoas “voltassem à normalidade”.

Na peça, o deputado afirma que o presidente “suplantou todo e qualquer limite de racionalidade e consciente de seus atos, perpetuou, a nosso ver, o crime de genocídio”. Também diz que Bolsonaro “expôs a grave risco de saúde e até de morte toda a população brasileira, ao contrariar as recomendações de saúde para enfrentamento da COVID-19 estabelecidas pela OMS, pelo próprio Ministério da Saúde e pelas autoridades sanitárias no Brasil e no mundo”.

Alencar também cita a atitude do presidente de participar de uma manifestação no domingo (15), contrariando as orientações da pasta da Saúde.

“Desse modo, é urgente que essa Procuradoria Geral da República analise os gravíssimos fatos aqui narrados e ao final apresente denúncia pela prática do crime de genocídio ao Supremo Tribunal Federal, a ser autorizada por dois terços da Câmara dos Deputados e recebida pela Excelsa Corte, nos termos do art. 86, § 1o, inciso I da Constituição Federal”, pede Santana.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!