Ao se congratular com a população de Camacan pelo aniversário de 63 anos de emancipação política, comemorados neste dia 31 de agosto, o deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil) destacou a história do município.
“Camacan tem suas raízes históricas profundamente ligadas à expansão da cacauicultura na região, um marco que remonta a 1888, quando famílias de Canavieiras começaram a explorar novas terras devido às adversidades naturais e ao declínio da mineração de diamantes no rio Salobro”, contou Júnior na moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
De acordo com o deputado, o município se consolidou como um dos maiores produtores de cacau do mundo na década de 1970. Entretanto, acrescentou ele, a praga da vassoura-de-bruxa, que devastou as plantações em 1989, forçou a diversificação da economia local, com a pecuária e o cultivo de café e seringa. “Ainda assim, a cacauicultura resiste como a principal atividade econômica, agora com o cultivo de variedades de cacau mais resistentes”.