“Salvador, conhecida como a capital da alegria, completa, neste dia 29, 475 anos de muitas lutas, mas também de muitas conquistas!”. Foi assim que o deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) falou sobre a capital baiana em moção de congratulações pelo aniversário de emancipação política e econômica. “Um dos motivos que me levam a apresentar essa moção é o reconhecimento ao povo, terra de gente hospitaleira”, justifica.
A história tem como marco inicial o dia 29 de março do ano de 1549, com a sua fundação pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. “Essa cidade que encanta baianos e turistas é uma das mais belas e visitadas do Brasil”, afirmou, lembrando que, “no último Carnaval cravou a marca de quase três milhões de turistas, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur)”.
Ele considerou também “importante destacar que é a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina, ficando atrás de São Paulo, Cidade do México, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago”. Salvador, descreve o parlamentar, possui cerca de 50 quilômetros de praias, oferecendo os melhores e mais surpreendentes roteiros.