O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) propôs conceder a Comenda Dois de Julho, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ao ex-governador e ex-senador baiano César Borges. A proposta foi encaminhada à Casa, através do projeto de Resolução nº 3.145/2023, conforme registra o jornal A Tarde.
Integrante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a proposta do parlamentar chama atenção devido ao ex-governador ter integrado partidos que fizeram oposição ao projeto petista. O documento foi enviado na última quarta-feira (2) e publicado no Diário Oficial do Legislativo (DOL) desta última quinta-feira (3)
Na justificativa para concessão da honraria, Euclides destacou a trajetória política do ex-senador e frisou que “César Borges se destaca como um político exemplar que dedicou sua carreira a causas nobres e relevantes para o Estado”.
“Salientamos que a frente do Poder Executivo Baiano, César Borges implementou grandes políticas públicas, ganhando destaque o fomento da cultura como fator econômico que ajudou a alavancar a Bahia, a exemplo da reconstrução do Centro Histórico de Salvador e da criação do Programa FazCultura”.
Apesar de ter feito oposição ao PT no passado, César Borges também foi homenageado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) quando recebeu a Medalha da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O evento foi realizado no último dia 1º de julho, no Palácio da Aclamação.
O projeto de autoria do decano da AL-BA ainda será analisado pelos demais deputados da Casa Legislativa.