sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Arquivo/Reprodução
Home / POLÍTICA / Deputado do PRB baiano aposta em tramitação sem entraves para reforma tributária
segunda-feira 15 de julho de 2019 às 15:35h

Deputado do PRB baiano aposta em tramitação sem entraves para reforma tributária

POLÍTICA


Relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), o deputado federal João Roma (PRB-BA) acredita que a tramitação da matéria no Congresso será mais tranquila se comparada à votação da reforma da Previdência. Isso porque, para ele, “essa é uma reforma que agrega praticamente todos os vetores de força” afirmou o parlamentar ao Bahia Notícias.

Na CCJ, por exemplo, o relatório de Roma foi aprovado quase por unanimidade. Agora, com a Comissão Especial já instalada, o texto será analisado pelo colegiado após o fim do recesso parlamentar.

“Ela é muito importante, pois versa sobre a simplificação na forma que se cobra impostos. Ela transforma cinco impostos, sendo três federais [IPI, PIS e Cofins], dois estaduais [ICMS] e um municipal [ISS], em apenas um imposto que é o IBS [Imposto sobre Operações com Bens e Serviços]”, explica Roma.

Na tarde desta segunda-feira (15), ele participa de um almoço do Grupo de Líderes Empresariais, o Lide, justamente para discutir a reforma. Para o parlamentar, encontros como esse são relevantes porque as mudanças propostas não interessam apenas ao Poder Público, mas aos cidadãos comuns e às associações. “Uma vez funcionando dessa maneira, isso não só facilita nessa relação entre o estado que arrecada e o cidadão que tem que pagar seus impostos, mas também desonera, facilita com isso a fluidez dos negócios”, defende o parlamentar.

Roma pontua ainda que o fato de a Câmara ter optado por dar prosseguimento a um projeto da Casa, apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), ao invés de esperar por um texto do Executivo, evidencia “o protagonismo do Congresso Nacional” no atual cenário político. Diferente do governo federal, que pretendia concluir a tramitação da Previdência antes de enviar um projeto tributário à Casa, a Câmara entendeu que o início dos trabalhos de uma matéria não prejudica a conclusão de outra.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!