Como já anunciado pelo Acesse Política, o deputado estadual Zé Cocá (PP) será o relator das contas do governador Rui Costa (PT) referentes ao ano 2018 na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O processo foi repassado a ele ainda na manhã desta terça-feira (18), já que o colegiado tem reunião marcada para logo mais.
Cocá disse, segundo o Bahia Notícias, que começou a ler o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda na noite de segunda (17), mas vai analisar todo o conteúdo atentamente ao longo da semana. O TCE aprovou as contas em questão com ressalvas, recomendações e alertas.
“Pelo que já li, não tem nada que desabone a conduta dele [Rui Costa], muito pelo contrário, então não tem dificuldade nenhuma pra votar”, estima o deputado, que visa dar celeridade à matéria. Ele acrescenta que a intenção do presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal (PP), é que o parecer “chegue em plenário o mais rápido possível”.
Assim como os dois, o presidente da comissão, Robinho (PP), também demanda uma tramitação mais célere no colegiado e definiu um prazo para os deputados analisarem os documentos e apresentarem seus pareceres à comissão. O objetivo disso, segundo ele, é “desengavetar” matérias antes esquecidas, como é o caso das contas do governador de 2016 e 2017, sob relatoria de Vitor Bonfim (PR) e Zé Raimundo (PT), respectivamente.
“Eu já estou cobrando de Vitor pra ele colocar o parecer dele na comissão. O prazo é 30 dias, não justifica um deputado ficar com mais de 30 pra dar um parecer”, destaca Robinho. Só após a votação dos pareceres de Bonfim e Zé Raimundo é que o relatório de Zé Cocá será apreciado. Enquanto isso, o plenário da AL-BA ainda precisa apreciar as contas referentes ao ano de 2015, primeiro de Rui Costa à frente do Executivo baiano. Nesse último caso, a expectativa é de que as contas sejam votadas neste mês de junho