O deputado federal João Carlos Bacelar, filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi um dos políticos vistos nesta última segunda-feira (1º) conforme a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, no ato do presidente Lula da Silva (PT) na Bahia. O petista foi inaugurar uma obra de duplicação de 40 quilômetros na BR-116, entre Santa Bárbara e Feira de Santana.
O Painel procurou Bacelar, mas não houve resposta.
Conhecido como Jonga Bacelar, o deputado faz parte da ala raiz do PL, que já estava no partido antes da filiação de Bolsonaro em 2021, e é próximo ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto.
Bacelar apoiou Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018 e de 2022 e chegou a ser vice-líder do governo bolsonarista na Câmara dos Deputados.
Mas o deputado também foi aliado de Rui Costa (PT) na época em que o hoje ministro da Casa Civil de Lula governava o estado baiano. E, desde o início do atual mandato de Lula, passou a se aproximar do novo governo em votações no Congresso Nacional.
O estado da Bahia é um dos redutos políticos do PT, que governa o estado desde 2007. Além disso, a Bahia costumar dar votações expressivas a candidatos petistas à Presidência. Em 2022, Lula obteve 72% dos votos válidos no eleitorado baiano, no segundo turno contra Bolsonaro.
O PL da Bahia tem três deputados federais. Mais alinhados ao bolsonarismo, os deputados Capitão Alden e Roberta Roma seguem na oposição.