A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados enviou um ofício ao Itamaraty para acompanhar o processo de repatriação dos brasileiros que estão em Israel ou na Palestina. Segundo Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente do colegiado, o monitoramento é uma forma de garantir que o processo ocorra de forma segura.
“Vamos acompanhar de perto esse plano de evacuação para garantir o auxílio necessário aos brasileiros que estão vivendo esse momento de terror e que precisam da nossa atenção”, disse o deputado a Ramiro Brites, da coluna Radar.
O ofício pede mais detalhes sobre o plano de evacuação e cita a preocupação de parlamentares com o “perigo de ataques de outros grupos extremistas como o Hesbollah”. O colegiado também recebeu três requerimentos de Moção de Repúdio ao Hamas e solidariedade a Israel, de autoria dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Dados da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, capital de Israel, e do Escritório de Representação em Ramalá, na Palestina, estimam que cerca de 14.000 brasileiros vivem na zona de conflito. Segundo o Itamaraty, 1.700 pediram repatriação.
O conflito iniciou no último sábado com um ataque do grupo extremista Hamas, da Palestina, a Israel. A retaliação dos israelenses foi severa e o país declarou estado de guerra. Mais de 1.000 mortes já foram confirmadas.