terça-feira 3 de dezembro de 2024
Foto: Juliana Andrade/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Deputado destaca na AL-BA luta pela emancipação de Camaçari
quinta-feira 28 de setembro de 2023 às 16:57h

Deputado destaca na AL-BA luta pela emancipação de Camaçari

NOTÍCIAS, RMS


O deputado Júnior Nascimento (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de congratulações pelo 265º aniversário de emancipação política do município de Camaçari, que será comemorado neste 28 de setembro. O legislador pediu que a Casa dê ciência da homenagem à Câmara Municipal e órgãos de imprensa local.

O documento traz a origem do município, que remete aos primeiros anos da colonização, em 1558, quando Tomé de Souza enviou á localidade os padres jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues, para catequização dos índios tupinambás que viviam na região. Anota ainda que a aldeia foi emancipada no dia 28 de setembro de 1758, por meio de decreto do Marquês de Pombal, que alterou o nome do povoado para Vila do Espírito Santo de Nova Abrantes e expulsou os jesuítas que ali viviam.

O deputado conta que foi no ano de 1938 que passou a chamar-se Camaçari, topônimo de origem indígena, inicialmente grafado Camassary e que, para os tupinambás, significa árvore que chora. Ele destacou, na área da cultura, o espaço Cidade do Saber; o Camaforró, festejo realizado em junho; e as festas do Boi Janeiro de Parafuso e o Boi Mirim de Parafuso. Também falou sobre a economia abalizada no polo industrial de Camaçari, definindo-o como o primeiro complexo petroquímico planejado do país.

“A religiosidade está presente em toda extensão, a população camaçariense se reúne a centenas de turistas e fiéis para participar dos festejos em louvor ao padroeiro São Tomaz de Cantuária, comemorado no dia 07 de janeiro. O potencial turístico também chama a atenção, o litoral de Camaçari possui belas praias, como Itacimirim, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Arembepe e Jauá, são mais de 42 quilômetros de praias paradisíacas, com destaque da aldeia hippie do Brasil”, registrou Júnior Nascimento.

Veja também

Presidente da Coreia do Sul declara lei marcial no país que passa a seguir leis militares

O governo da Coreia do Sul impôs nesta terça-feira (3) a lei marcial no país …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!