O deputado estadual Patrick Lopes (Avante) defende que o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, realize cirurgias bariátricas pelo SUS. Na indicação que endereçou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ele argumentou que Jequié tem mais de 150 mil habitantes, e que o Prado Valadares atende “todos os municípios” que integram os territórios do Médio Rio das Contas e parte do Vale do Jiquiriçá.
Mas o hospital, que oferece procedimentos de urgência, emergência e alta complexidade, não realiza as cirurgias bariátricas, consideradas pelo deputado um “importante serviço de saúde pública”, que “trará significativa melhoria na saúde de todos os municípios que integram a região de Jequié”.
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, é um procedimento que ajuda o paciente a perder peso. É indicada para obesos mórbidos ou pessoas com condições médicas associadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, “ou colesterol alto”. Antes da cirurgia, o paciente passa por avaliação médica com equipe multidisciplinar, que inclui cirurgiões, nutricionistas, psicólogos e cardiologistas. O Hospital Prado Valadares, garantiu Patrick Lopes, dispõe de toda a estrutura necessária para realizar essas cirurgias.