O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma indicação endereçada ao governador Rui Costa, sugerindo que a Secretaria da Administração tome medidas, visando à convocação dos aprovados no concurso público da Polícia Civil, realizado em 22 de abril de 2018.
O parlamentar explica que o certame ofereceu mil vagas, distribuídas entre os cargos de delegado, escrivão e investigador. O pedetista lembra também que somente 313 candidatos conseguiram aprovação, concluindo todas as fases elencadas no referido edital e formados pela Academia da Polícia Civil, mas que, até o momento, apenas 182 foram convocados.
No documento, o legislador reforça a iniciativa pela continuidade no processo da convocação dos candidatos aprovados a partir de uma declaração do chefe do Executivo estadual: “Há de se registrar que, em recente pronunciamento no ‘Programa Papo Correria’, o governador afirmou que até dezembro seriam chamados os demais aprovados, suprindo as vagas surgidas com as aposentadorias”.
O pedetista solicita ao governador que ele publique edital, convocando os demais 95 aprovados, “visto que essa medida em nada onera o Estado, pois irá suprir as vagas resultantes das aposentadorias”. Euclides salienta que, do total de aprovados, faltam apenas 95 para o cargo de investigador serem convocados, já que todos os aprovados para os cargos de delegado e escrivão foram convocados em agosto.
Euclides Fernandes apresenta ainda outra alternativa para a questão. Ele diz considera que “não havendo a possibilidade de nomeação de todos os 95 aprovados, que sejam chamados pelo menos 43 para suprir 30 aposentadorias, duas exonerações e 11 ausências na primeira convocação”.