Através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) sugeriu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a criação de um sistema de cotas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em caráter emergencial, tendo como base os critérios adotados pelo sistema de cotas atualmente em vigor, para atender os alunos provenientes da rede pública de ensino.
O parlamentar justifica a excepcionalidade para esses discentes, “pois eles, em razão das dificuldades impostas pela crise da Covid-19, estarão concorrendo numa competição bastante desleal com os alunos provenientes das escolas particulares”. No documento, Euclides traz dados desfavoráveis para estes estudantes mesmo no Enem de 2019, “quando os resultados apontaram que, entre as 20 escolas com mais alunos melhores classificados, apenas duas eram públicas, ainda assim consideradas especiais, pois foram os chamados Colégios de Aplicação, vinculados a universidades federais”.
O pedetista pediu urgência na apreciação da proposta, ratificando a importância da sua implementação imediata para que os concorrentes, provenientes de escolas públicas, não sejam prejudicados no processo. Para ele, se não for adotado um sistema diferenciado, praticamente somente os alunos oriundos das escolas particulares ocuparão as vagas estabelecidas pelo Enem.
“A nossa preocupação no momento é que os alunos de escolas públicas, com suas aulas suspensas em razão da pandemia, não puderam acompanhar os ensinamentos do último ano colegial, considerado o mais importante, pois a maioria não tem acesso à Internet; enquanto os alunos das escolas particulares continuaram com quase o mesmo regime de aulas, através do sistema virtual”, externou Euclides Fernandes.