O deputado estadual David Rios (PSDB) apresentou projeto de lei que apresenta medidas para a promoção, preservação do meio ambiente e educação ambiental por meio do plantio de uma muda de árvore, preferencialmente nativa da região, a cada registro de nascimento de uma criança no estado. Intitulada “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, a proposição foi protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O parlamentar tucano acredita ser necessário projetos de arborização para a sociedade. “São várias as condições exigidas para o plantio de uma árvore para que não acarrete nenhum tipo de inconveniência para a população e desempenhe um importante papel na melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou.
De acordo com o texto apresentado, a iniciativa privada poderá participar em parceria com o Poder Público na doação das mudas, que deverão ser plantadas preferencialmente em área pública urbana, observadas as regras de urbanismo vigentes. Cada criança e os responsáveis receberão o certificado “Criança amiga da natureza”, e os municípios que aderirem ao projeto receberão o título “Cidade amiga da natureza”.