O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), que passou as últimas semanas buscando junto aos colegas do Rio Grande do Sul, para tentar ajudar o estado, está convocando os gaúchos para se implantarem no Oeste do estado, com terras produtivas e irrigadas.
Na região do Médio São Francisco, no município de Barra, distante a 648 km de Salvador, pode ser o que o povo do Rio Grande do Sul sonha após passarem pelas tragedias com as enchentes. O município baiano completou recentemente 151 anos e esta localizado no encontro dos rios Grande e São Francisco. Com uma população amistosa e receptiva, que é estimada de cerca de 54.225 habitantes, Barra é o quarto município mais populoso da região oeste da Bahia. Além disso, é um dos principais centros urbanos na região. Sua história remonta à colonização e ao desenvolvimento econômico baseado na criação de gado e agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar. No município estão sendo cultivados uvas, trigo, cacau e muito mais. Tudo que os gaúchos sonham.
Assista:
“Eu tenho procurado ajudar o Rio Grande do Sul desde as enchentes que acometeram o estado. A devastação causou perdas significativas para os gaúchos. Desde então, tenho me dedicado a buscar soluções para ajudar a minimizar os impactos e promover a recuperação da região”, escreveu o parlamentar.
“Hoje, participei rapidamente da reunião para a retomada das atividades econômicas e reconstrução do Rio Grande do Sul. Gostaria de expressar meu agradecimento especial ao meu amigo, deputado Marcel van Hattem. Sua liderança tem sido fundamental nesses momentos desafiadores. Na reunião de hoje, ele me deu a palavra, permitindo que eu compartilhasse minhas ideias e preocupações sobre como podemos, coletivamente, acelerar esse processo de recuperação. O Brasil é um só, o Rio Grande do Sul é o coração desse país”, concluiu.