O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou indicação, na Assembleia Legislativo da Bahia (AL-BA), endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, solicitando reforço efetivo da Polícia Militar nas linhas do metrô, em especial nos trechos da Linha 2, entre o Aeroporto e o Acesso Norte. Segundo o deputado, o pedido se justifica pelos frequentes episódios de furtos de fios de cobre dos trilhos.
“Os furtos dos trilhos do metrô têm causado a redução da velocidade dos trens, que, por sua vez, gera a lotação das estações e o aumento do tempo de espera dos usuários. Atualmente, a Linha 2 do metrô, que compreende o Acesso Norte até o Aeroporto, é o principal alvo dos criminosos”, disse.
De acordo com a concessionária CCR, empresa responsável pela operação do metrô, em 2022 foram registradas 534 ocorrências de furtos em fiações do sistema, o que representa, em relação a 2021, um aumento superior a 400%. Desde o início de janeiro de 2023, há uma continuidade das ocorrências e 41 casos já foram registrados em estações ou rotas do metrô.
“A CCR alega que, apesar de tomar medidas próprias de monitoramento e combate aos furtos, a situação é um problema de segurança pública, de responsabilidade do Governo do Estado”.