O trecho da BA-142, entre o bairro Liberdade e o centro da cidade de Utinga, é objeto de duas indicações do deputado estadual Capitão Alden (PSL) ao governador Rui Costa (PT) e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Nos documentos, exarados pela Mesa Diretora do Legislativo, ele requereu a duplicação, pavimentação e recuperação asfáltica da rodovia, além da instalação de passarelas nos viadutos da referida BA.
“Os moradores e transeuntes destas cidades sofrem diuturnamente com a precariedade das estradas, além de não possuírem locais seguros para atravessarem a pista. A instalação da passarela e a duplicação serão importantes não são para os motoristas que precisam ficar atentos, mas também para os pedestres, os quais precisam assumir comportamentos seguros para evitar acidentes”, justificou o parlamentar.
Segundo Alden, a pavimentação asfáltica da BA-142 favorece não só Utinga, mas outras cidades da região, onde moradores e transeuntes sofrem diuturnamente com a precariedade da estrada. Além da segurança dos usuários, o pesselista aponta prejuízo à produção agrícola e agropecuária, com o comprometimento de um escoamento rápido e eficaz, além de afetar o turismo, dificultando a chegada de turistas nas tradicionais festas populares.