Um ídolo do Esporte Clube Bahia pode estar prestes a ganhar a cidadania baiana. O deputado estadual Bobô (PCdoB), ele mesmo outro ídolo do clube, apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de resolução que propõe conceder o Título de Cidadão Baiano ao ex-goleiro e gestor esportivo Emerson Ferretti. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-atleta ao futebol e às iniciativas sociais no Estado. Caso aprovado, a honraria será entregue em sessão especial em data a ser definida.
Natural de Porto Alegre, Ferretti iniciou a carreira no Grêmio e teve passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, incluindo o Flamengo. No entanto, foi na Bahia que construiu seu maior legado. Entre os anos 2000 e 2005, defendeu o Esporte Clube Bahia, tornando-se um dos principais ídolos da história do clube. Em 2001, conquistou o Campeonato do Nordeste e o Campeonato Baiano, sendo eleito o melhor goleiro do Brasil pelo Troféu Bola de Prata.
“Sua identificação com a torcida do Bahia consolidou sua posição como um dos maiores atletas da história do clube, sendo lembrado até hoje pelos torcedores”, afirmou Bobô, no documento. Ao justificar a iniciativa, ele destacou ainda que Ferretti “construiu uma relação de profundo carinho e respeito pela Bahia e seu povo”. Após encerrar a carreira como jogador, acrescentou Bobô, ele permaneceu no estado e se dedicou à gestão esportiva, assumindo a presidência do esporte Clube Ypiranga contribuindo para sua reestruturação.
Também atuou como coordenador de Esportes do Escritório Municipal da Copa do Mundo de 2014, em Salvador, e integrou o Comitê Organizador da Copa América de 2019. Além disso, Ferretti participou ativamente de iniciativas para fortalecer o futebol de base na Bahia, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento de jovens atletas e a profissionalização do esporte local.
Em 2023, Ferretti fez história ao ser eleito presidente do Esporte Clube Bahia, tornando-se o primeiro ex-atleta a ocupar o cargo. “Sua gestão à frente do clube reforçou sua relação com o futebol baiano, ampliando sua atuação também na área social”, observou Bobô, citando que o ex-goleiro implementou projetos voltados para a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo acesso ao esporte e à educação.
Também foi responsável por parcerias estratégicas para o fortalecimento do Bahia como instituição, modernizando sua estrutura administrativa e ampliando investimentos no futebol feminino. “Seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade baiana, aliado ao amor e dedicação que sempre demonstrou ao estado, fazem dele um baiano de coração”, afirmou o parlamentar, ao defender a concessão do título. Ele ressaltou ainda que Ferretti tem sido uma peça-chave na promoção do esporte como ferramenta de transformação social, apoiando projetos comunitários e incentivando o envolvimento de ex-jogadores em ações sociais.