O projeto de Resolução 2.793/2019, encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia pelo deputado Antonio Henrique Jr. (PP), concede a Medalha Irmã Dulce ao Hospital do Amor, a maior instituição oncológica do país, que por dia atende a uma média de 4.100 pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, o Hospital do Amor é uma instituição de saúde filantrópica mantida pela Fundação Pio XII, informa o progressista. São três hospitais em Barretos-SP, outros dois em Jales-SP e um em Porto Velho-RO.
De acordo com o parlamentar, a entidade conta ainda com unidades fixas de prevenção ao câncer e 11 unidades móveis, carretas equipadas com mamógrafos espalhados pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Antônio Henrique Jr. observa que em Juazeiro, no norte da Bahia, o Hospital do Amor mantém o Centro de Prevenção Ivete Sangalo, uma unidade fixa que realiza exames preventivos de mama e papanicolau.
O deputado explica também que na unidade são realizados exames de ultrassonografia, biópsias de mama, aulas de pilates e atividades lúdicas, voltadas para a saúde e o bem-estar dos pacientes em tratamento. Além dos serviços oferecidos na unidade fixa, prossegue o legislador, o Centro de Prevenção Ivete Sangalo possui uma unidade móvel, equipada com um mamógrafo, que atende à população de Sento Sé, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Uauá, Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado, Curaçá e Juazeiro, municípios que são visitados ao longo do ano.