O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei propondo que pessoas com mais de 60 anos tenham atendimento exclusivo e horário especial em estabelecimentos comerciais durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus.
A matéria prevê o atendimento especial em estabelecimentos como supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, peixarias, açougues e locais similares. Estes estabelecimentos deverão estabelecer, todos os dias em que funcionarem, horário especial e exclusivo para o atender os idosos.
De acordo com o texto do deputado, serão reservadas as duas primeiras horas de atividade, contadas da abertura do estabelecimento, para o atendimento dos consumidores maiores de 60 anos.
Ao justificar sua proposição, Euclides Fernandes argumenta que inúmeros idosos não possuem acompanhamento e não têm a sua disposição pessoas fora do grupo de risco para realizar atividades, a exemplo de compras de produtos essenciais para a sobrevivência.