O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente do DEM na Bahia, é um dos nomes cotados para integrar o time de ministros de Jair Bolsonaro (PSL) em 2019. Derrotado nas urnas em 2018, o democrata é ventilado como o nome que vai chefiar o Ministério das Minas e Energia.
O parlamentar negou, segundo publicou o site Bocão News, que haja articulações nesse sentido. “Nunca ouvi ninguém falar disso”, pontua. Indagado se teria o desejo de assumir alguma pasta, ele tergiversa. “Não tenho desejo nenhum. Desejo que o presidente tenha um governo de sucesso. Ele tem total liberdade para escolher as pessoas que trabalharem com ele”.
Biografia
Nascido em Salvador, José Carlos Aleluia é engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi diretor da Coelba e presidente da Chesf antes de ingressar na política.
Filho de um policial militar e uma professora, é casado com a artista plástica Maria Luiza Dantas Costa, sendo pai de cinco e avô de dez.
Aleluia sempre foi o deputado baiano de maior destaque na lista que elege os mais influentes do Congresso Nacional, com 19 citações no ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
Se define como democrata cristão, defensor da livre iniciativa, das liberdades civis e do Estado eficiente. É o atual vice-presidente da União dos Partidos Latino-Americanos (UPLA) e da União Democrata Internacional (IDU).
Por Henrique Brinco e Mila Ester