Localizada no Centro-Sul do estado, Itaetê foi emancipada em 25 de setembro de 1961 e completou 57 anos. Segundo dados históricos, a origem da cidade remonta ao final do século XIX, quando foi criado um povoado chamado Tamanduá. Ao longo dos anos, ele foi se desenvolvendo até se tornar município e receber o nome de Itaetê. Atualmente, a cidade tem mais de 15 mil habitantes e a economia é baseada na agropecuária, com destaques para a agricultura e a criação bovina. Na parte cultural, é representada pelo artesanato feito da palha de licuri e pela culinária.
Já Ubatã, comemora 63 anos de emancipação política. Adolfo Viana conta, na moção, que o processo de povoamento da localidade surgiu por volta de 1909, quando foi fundada a localidade de Dois Irmãos, nas margens do Rio de Contas. Com a atividade econômica marcada pela cultura do cacau, pecuária de corte e leite, produção agrícola, comércio e indústria, a cidade de Ubatã, situada no Sul da Bahia, tem hoje mais de 26 mil habitantes.
Ao final das moções, o tucano felicitou os moradores, prefeitura e vereadores, desejando para as cidades de Itaetê e Ubatã prosperidade e desenvolvimento econômico e social.
Segundo estes vereadores, o deputado Adolfo Viana é respeitado e querido nestes dois municípios pelas emendas parlamentares que executou como deputado estadual.
Lideranças comunitárias de Itaetê e também de Ubatã estão convictas que irão conseguir expressiva votação para Viana que é candidato a deputado federal nestas eleições.