O União Brasil deverá ficar com o comando dos conselhos de Ética tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal pelos próximos anos.
No Senado, o presidente do colegiado deverá ser de acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o senador Jayme Campos (União Brasil-MT). Ele foi o presidente do colegiado nos últimos quatro anos, quando, sob a justificativa da pandemia, não realizou nem uma sessão.
Já na Câmara, o presidente do conselho de Ética será o deputado federal pela Bahia, Leur Lomanto Júnior (União Brasil). Lomanto é do mesmo estado do atual líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento, um dos principais caciques da Casa Legislativa.
Os conselhos de ética deverão ser os últimos colegiados a serem instalados nesta legislatura. O motivo é que poucos parlamentares estavam dispostos a comandar os conselhos, considerados bastante desgastantes.
O conselho de Ética das duas Casas tem como tarefa apreciar representações contra parlamentares por quebra de decoro. Caso julgados e considerados culpados, os deputados e senadores podem até perder seus mandatos.
Na última legislatura, o Conselho de Ética da Câmara cassou, por exemplo, a ex-deputada Flordelis (RJ), condenada sob a acusação de mandar matar o próprio marido, o pastor Anderson do Carmo.